PBF

Programação em blocos de função é um meio de programação que permite especificar algoritmos ou conjunto de ações aplicados aos dados de entrada [1].


A norma IEC 61499 é um padrão aberto para controle distribuído e automação. Um bloco de função no IEC 61499 padrão é o bloco de construção básico a partir do qual as aplicações inteiras podem ser construídas. Existem dois tipos de blocos de função: Blocos de função básicas e blocos de funções compostas. Um bloco de função composta contém outros blocos de função composta e / ou blocos de funções básicas. Um bloco de função básica contém algoritmos e um gráfico de controle de execução (ECC) [2].

Cada bloco de função tem entradas e saídas de eventos, bem como as entradas e saídas de dados. Em um bloco de função básica a execução de um algoritmo é desencadeada pela ocorrência de um evento de entrada. O algoritmo executado em seguida, produz novos dados a partir dos dados de entrada de saída. Quando o algoritmo terminar a execução de um evento de saída é gerado. Este evento de saída pode então ser o evento de entrada para outro bloco de função [2].

As figuras apresentam as características das linguagens em relação as suas denominações[3].



A programação em blocos funcionais proporciona uma simplicidade e recursos impressionantes podem levar o desenvolvedor a implementar muitas funcionalidade não planejadas porém sem comprometer o projeto em termos de custo operacional da UCP e de elementos externos.

Por outro lado limita as soluções em função de seus blocos, diante deste inconveniente os projetistas das empresas fabricantes de CLP implementam blocos genéricos que praticamente possibilitam todas as alternativas de soluções.
.

Referências
[1] http://www.feng.pucrs.br/professores/tergolina/Automacao_e_Controle/APRESENTACAO_-_Aula_05_Linguagens_de_Programacao_FB_SFC_ST.pdf
[2] http://en.wikipedia.org/wiki/IEC_61499
[3] http://www.cpdee.ufmg.br/~seixas/PaginaII/Download/DownloadFiles/IEC1131Ladder.PDF
[4] 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário