Termos

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  1. assembly: linguagem de montagem
  2. assembler: programa montador que traduz um programa-fonte em linguagem de montagem em um programa-objeto não executável.
  3. módulo-objeto: programa-objeto não executável.
  4. time-slice: fatia de tempo.
  5. cache: memória rápida que armazena programa mais prováveis de serem utilizado pela UCP.
  6. cache hit: dado encontrado na caixa.
  7. cache miss: dado não encontrado na caixa.
  8. overhead: sobrecarga de processamento.
  9. scheduler: escalonador.
  10. dispatcher: trocador de contexto.
  11. foreground: aparente.
  12. background: fantasma.
  13. spooling: Operação periférica simultânea em linha
  14. buffering: área de memóira prinicpal destinada para transferência de dados entre os dispositivos e a memória.
  15. jobs: programas e dados.
  16. pipeline: técnica que permite ao processador executar múltiplas instruções paralelamente em estágios diferentes.
  17. biblioteca: arquivos que contêm diversos módulos-objeto e/ou definições de símbolos.
  18. breakpoint: pontos de paradas.
  19. benchmark: técnica que permite a análise de desempenho comparativo entre sistemas computacionais.
  20. tradutor:
  21. interpretador: 
  22. linker: 
  23. loader: 
  24. depurador: 
  25. overlay: técnica que que reserva uma área de memória principal para armazenar códigos de programas que fazem parte de um todo e são instânciados em função da necessidade.
  26. deadlock: é a situação em que um processo aguarda recursos ou eventos que nunca estarão disponíveis.
  27. stub [2]: é um código vazio ou que simula uma ação de uma parte do programa (saiba mais em: wikipedia-Stub)
  28. Rest: (saiba mais em: wikipedia-REST)
  29. TDD: (saiba mais em: wikipedia-Test_Driven_Development
  30. Template engine: motor de gabarito [3]. 
  31. m2m 
  32. Desenvolvimento de produto novo: [4].

Termos da referência [5]

  1. dump despejo
  2. spooling e spooler rolamento
  3. job         tarefa
  4. batch lote
  5. throughput número de tarefas processadas por unidade de tempo
  6. buffering e buffer armazenamento, tampão, amortecimento, área de comunicação
  7. time-sharing tempo repartido
  8. think time tempo entre comandos
  9. driver rotina de atendimento de E/S dos periféricos
  10. login usuário no sistema
  11. bit        dígito binário
  12. load        carga, movimentação para o sistema
  13. store armazenamento
  14. fetch busca
  15. off-line        fora do sistema
  16. cycle steal ciclo furtado
  17. handshaking sinais de sincronização
  18. gap       área vazia
  19. scheduler       gerenciador de processo, escalonador
  20. deadlock       bloqueio perpétuo

SoC solução no CI
NoC comunicação no CI
SiP sistema no único encapsulamento
SOM sistema no módulo
UC2 conjunto universal de caracteres
ASIC circuito integrado de aplicação específica
SME empresa de pequeno e médio porte
ISA arquitetura de conjunto de instruções
GPU unidade de processamento gráfico

IP core - componentes previamente projetados e verificados
ipProcess


Referência:

[1] Programa do livro texto: n.73; Sistemas Operacionais; Francis Berenger e Luiz Paulo Maia; ed. LTC.
[2] Introdução à programação com Python algoritmos e lógicas de programação para iniciantes / Nilo Ney Coutnho Menezes. -- São Paulo : Novatec Editora, 2010.
[3] Primeiros passos com Raspberry Pi / Matt Richardson e Shawn Wallace. -- São Paulo : Novatec Editora, Março/2013.
[4] Larman, Craig; Utilizando UML e padrões: uma introdução à análise e ao projeto orientado a objetos e ao desenvolvimento iterativo / Carig Lamran; tradução Rosana Vaccare Braga...[et al.]. - 3. ed. - Porto Alegre: Bookman, 2007.
[5] Guimarães, Célio Cardoso, 1942 - Princípios de sistemas operacionais / Célio Cardoso Guimarães - Rio de Janeiro : Campus : FENAME : CAPRE, 1980.


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